A qualificação e respetiva conformidade dos equipamentos laboratoriais com as normas - nacionais e internacionais - é um requisito legal. 

Todos os instrumentos e dispositivos em contacto com uma amostra devem ser alvo de processos de qualificação e calibração. Afinal, está em causa a confiabilidade nos resultados. 

Face a esta exigência, queremos simplificar o processo aos nossos clientes.

Disponibilizamos um serviço de qualificação assente em elevados critérios de rigor e exigência que nos permite dar resposta aos pormenorizados requisitos legais e regulamentares do seu laboratório.

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Os protocolos de qualificação da Maldral foram desenvolvidos, internamente, pelas suas equipas especializadas. 

Cumprem com todas as exigências regulamentares das cGMP, GLP, GALP e ISO 9000 e aplicam-se para a documentação da instalação, manutenção, operacionalidade e performance de cada equipamento em relação às especificações do fabricante. 

Os protocolos têm o selo de qualidade da Maldral e incluem a qualificação de:

  • Sistemas de Cromatografia Líquida;
  • Sistemas de Cromatografia acoplados a Espectrometria de massa;
  • Sistemas de teste de dissolução;
  • Banhos de dissolução.


Todos os testes são realizados com o máximo rigor e no respeito das boas práticas e normas regulamentares em vigor. 

Não poupamos esforços nos processos de qualificação para que os nossos clientes possam beneficiar da maior tranquilidade e segurança nos seus procedimentos.

O serviço de qualificação de equipamentos da Maldral está disponível para os seguintes modelos de equipamentos:

A qualificação do sistema envolve a realização de um ensaio técnico. 

Este estudo tem como objetivo certificar a correta instalação do equipamento, aferir o nível de desempenho - que deve ser compatível com o expetável - e atestar que o equipamento garante a qualidade do processo. 

Pode ser de dois tipos:

  1. Qualificação prévia: no momento da instalação do equipamento;                
  2. Requalificação: após a manutenção do sistema, reparações complexas ou entre intervalos regulares.


O processo de qualificação varia consoante se trate de uma qualificação prévia ou de uma requalificação. 



Trabalha com equipas técnicas experientes

O nosso corpo técnico é formado por profissionais dedicados, altamente qualificados e de elevada experiência em assistência técnica a sistemas de Cromatografia Líquida, Sistemas de Cromatografia acoplados a Espectrometria de massa, sistemas de teste de dissolução e banhos de dissolução.

Tem acesso a um parceiro com extensa rede multi-marcas

Como a Maldral tem parcerias com os fabricantes das principais marcas e modelos de sistemas de cromatografia disponíveis no mercado, consegue oferecer aos seus clientes um nível elevado de confiança no serviço prestado. 



Maior rendimento do laboratório

Para maior produtividade, o cliente pode associar o serviço de qualificação a contratos de manutenção, permitindo-lhe usufruir de uma solução integrada e com condições mais vantajosas.

De quanto em quanto tempo deve ser efetuada a requalificação do meu equipamento?

Recomenda-se a requalificação do sistema, por exemplo, de um sistema cromatográfico nas seguintes situações: a) 12 a 15 meses após a data de instalação ou após a última qualificação; b) sempre que haja alteração de um instrumento (p. ex: detetor, injetor); c) sempre que sejam realizadas reparações complexas. No entanto, a periodicidade de requalificação dos sistemas cromatográficos, fica sempre ao critério do proprietário ou utilizador do sistema.

O que pode ser entendido como uma reparação complexa?

Reparações complexas são intervenções que afetam a precisão, linearidade ou exatidão do sistema, enquanto as reparações menores são intervenções que não afetam o correto funcionamento do sistema.

É necessário requalificar um sistema sempre que houver uma intervenção no meu equipamento?

Não é necessário requalificar o sistema quando ocorram reparações menores ou manutenção de rotina.

Como posso classificar as minhas reparações como menores ou complexas, dado o modelo do equipamento que utilizo?

A classificação das reparações, como menores ou complexas, fica sempre a cargo do proprietário ou utilizador do sistema, uma vez que esta designação depende sempre das especificações de desempenho, dos erros admissíveis para cada método e dos padrões de qualidade em vigor.

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